OOP EXPERIENCES

20120114

| growing hyacinths

Em socorro à alminha que está sem saber o que fazer aos seus jacintinhos, breves notas sobre como cuidar dos bolbos e das flores.

Quando plantar:
- Outubro

Como plantar:
- Embora exista um substrato próprio para a espécie, os cá da casa não são esquisitos e têm florido em substrato normal.
Importante: O bolbo não deve ser totalmente coberto pelo substrato. Cerca de metade do bolbo (ou mesmo dois terços) deve ficar descoberta (ver imagem).

Ambiente:
- Os jacintos são flores de outono, pelo que devem estar afastadas de fontes diretas de luz (isto não quer dizer que devam estar em total escuridão). 

Rega:
- A terra deve ser mantida húmida mas não em exagero. As regas devem ser frequentes, com poucas quantidades de água de cada vez de forma a não apodrecer o bolbo (que será replantado todos os anos).

Bolbo:
- Depois de murcharem as flores [e desde que não haja novo rebento prestes a florir], o caule deve ser cortado e a rega deve ser interrompida por completo. As folhas acabarão por amarelecer e, quando já estiverem fora do seu ciclo de vida, devem ser cortadas e deixadas com apenas cerca de 2-3 cms de altura até secarem por completo.
- Depois de secas as folhas, e o substrato não apresentar sinais de humidade, deve o bolbo ser retirado do vaso e deve ser sacudido de toda a terra seca em sua volta.
- Enrolar o bolbo em folhas de jornal e manter guardado em local escuro e seco até ao início do outono seguinte para ser replantado.


4 comments:

CoriscaRuim said...

Pronto...
A alma perdida já vai desenterrar os jacintos! Estão mais enterrados do que eu pensava, pá!

PIRII said...

bem me pareceu pela tua foto... daí o alerta.

Ela said...

és botànico?

PIRII said...

tou a ver se ganho mais uns trocos, como conselheiro botânico (com circunflexo).