Quando se aproximava o fim da tarde, dei-me ao luxo de uma pequena soneca. Mas antes, deixei-me repousar enquanto via o programa Portugal em Direto na RTP1.
Conhecia o programa mas a verdade é que nunca a ele assisti com a devida atenção.
É um noticiário local, a nível nacional. Em cada aldeia há uma história para contar, para proveito do resto do país. Em cada peça apresentada há potencial para se adquirir conhecimento e, acima de tudo, há um mote de esperança e positivismo.
Ouvi falar em deliciosas amêndoas feitas artesanalmente para a época da Páscoa, produzidas por uma empresa que se dedica a trazer ao público o resultado vivo de receitas ancestrais e bem guardadas pela comunidade.
Ouvi falar do primeiro vinho Kosher produzido, no seguimento de uma iniciativa da comunidade judaica, e que vem a marcar o facto de, pela primeira vez em 500 anos na Península Ibérica, se voltar a disponibilizar produtos Kosher. O vinho Terras de Belmonte será, aliás, uma das bandeiras do mercado de exportação do nosso país.
Este tipo de notícia devia, a meu ver, passar em horário nobre - em lugar dos noticiários cada vez mais pessimistas e sempre tão fatalistas.
Que doença é a nossa que nos impede de aproveitar a inspiração das coisas boas e obriga a nos deixarmos contaminar pelo que é negativo?
Tem-se falado muito em mudança. Porém, raramente se ouve falar da mudança necessária. Urge re-educar a nossa mentalidade.