OOP EXPERIENCES

20090707

segurança socia|

Hoje fui levar as minhas baixas à Segurança Social. Apenas ontem me dei conta que teria apenas cinco dias úteis para o fazer, pelo que o primeiro atestado médico seria recusado na certa, uma vez que o prazo passara em largos dias.

Nunca pensei que cinco dias úteis fossem tempo considerado suficiente para que alguém tratasse desse tipo de coisa. Ora vejamos... se alguém está de baixa é porque, à partida, estará doente. Ora se está doente, talvez não seja boa ideia tentar o diabo ao sair para a rua de forma a ir para a Segurança Social ficar lá à espera de ser atendido e apresentar o seu atestado médico. Não sei... digo eu! Talvez haja quem adore passear-se por aí quando adoece.

_Ah... mandas alguém da família ir entregar o atestado! (disseram alguns)

Pois, meus amigos. A verdade é uma só: a SS não tem nada que presumir que todos nós temos familiares ou amigos com disponibilidade (ou inclinação sequer) para andar a tratar das nossas impostas burocracias. Não cabe à nossa Previdência decidir se nós devemos ou não colocar os nossos assuntos privados nas mãos de outrem.

Se me dissessem que eu tinha 5 dias úteis para entrega do atestado a partir da data de termo do mesmo seria até bastante aceitável. Contar os 5 dias a partir da data do seu início é algo que me dá a volta ao estômago.

Acho que cinco dias úteis para a entrega de um atestado médico um prazo ridiculamente curto e uma afronta ao bem estar de quem se vê obrigado a descontar todos os meses para a SS sabendo que, quando vier a precisar do retorno, ele virá em formato de humilhação vergonhosa traduzida em alguns cêntimos apenas.

Ah... e os primeiros três dias de atestado são retidos na SS. Ou seja, quando se adoece, os primeiros três dias de doença não contam. Para todos os efeitos estás são, salvo e todo pronto prás curvinhas. Um disparate. Um abuso (senão assalto)!!!

Gostaria de ver essa tal Senhora SS atrás das grades. Sugiro um abaixo assinado.




__________
Pronto... devo acrescentar que, por ser a primeira vez que eu apresento baixa na SS, eles fazem o gentil favor de deixar passar os dias fora de prazo desde que eu assine um documento a explicar que é a primeira vez que o coitadinho aqui mete baixa e que não sabia dos prazos e que pede desculpa e isso e aquilo. São uns queridos.

1 comment:

Paulo Afonso said...

Essa senhora não tem consideração nenhuma pelos doentes... Cruzes, mais vale fazer promessas no campo de S. Francisco!