OOP EXPERIENCES

20081129

saw|||||

Desde o seu primeiro que me tornei fã. Onde muitos vêem apenas uma sequência de imagens chocantes e revoltantes de agressões ao corpo e mente humanos, eu vejo uma inteligência macabra que, apesar de não estar generalizada (e ainda bem que assim o é), existe em muitos lugares e em muitas pessoas.

Já há muito tempo que me interessa o tema do potencial de maldade que existe nos humanos e essa série de filmes retrata esse tema de uma forma pouco banal. Basta permitirmo-nos aprofundar um pouco as questões levantadas ao longo dos cinco filmes Saw.
Tenho vindo a aguardar com alguma ansiedade a estreia do quinto capítulo e, entretanto, tenho lido alguns artigos sobre o mesmo, com opiniões diversas e impactos também diversos. No geral, fiquei com a sensação de que esse seria uma desilusão. O director é diferente e isso desapontou a muita gente.

De facto, entre os cinco capítulos, talvez esse seja o que menos impacto causa (a não ser pelo seu final). No entanto, vim para casa satisfeito após o ter visto no cinema. Não fiquei desapontado pela seguinte razão: Saw V ensina (a quem quiser aprender) e relembra (a quem se esqueceu) que o egoísmo, o medo/pânico e a ganância não levam ninguém a lado nenhum. Pelo contrário...
Se numa colectividade cada indivíduo se centra nas suas próprias necessidades, a colectividade deixa de o ser e os membros do grupo padecem - às vezes sem que assim tenha de ser. É bem verdade que o medo, principalmente quando a nossa vida está em jogo, provoca reacções químicas no organismo que impedem um raciocínio lógico e potencialmente benéfico. Por outro lado, é também muito verdadeiro o facto de que algumas pessoas têm, por natureza, uma propensão maior que outras para olharem para o seu próprio umbigo e fazer dele um altar.
Mais do que em palavras, são nos momentos em que uma acção deve ser tomada que o valor de cada indivíduo se demonstra. Dizer... diz-se tanta coisa. Fazer...
Quando interesses egoístas se tornam maiores que o campo da nossa visão, cegamos.

No comments: